Editora de Gravura - Impressão Fine art / Giclée
       
HOME EDITORA GICLÉE CONTATO editora@galeriadegravura.com.br - Tel.: 55 11 3382-7137
SERVIÇOS
 
CONSULTORIA
 
 

CLIENTES

Coca-cola

Petrobras

 

 
História da gravura.

Entre o final do século XIV e começo do século XV começa a xilogravura, antes do final do século XV a água-forte já é uma técnica desenvolvida. Em 1440 a primeira Bíblia foi impressa, a Bíblia de Gutenberg, em seguida foram sendo publicados diversos livros, a ciência se aproprio rapidamente dessa técnica para começar a catalogar e difundir seus conhecimentos, em 1485 foi impresso o primeiro tratado de botânica e em 1493 foi feito o primeiro catálogo de botânica. A partir daí a gravura começa a transmitir informações nunca antes transmitidas, chegou a lugares longínquos do berço da informação. Rapidamente essa nova forma de transmitir informações ajudou a impulsionar o Renascimento e Barroco.

Em meados do século XVI a técnica de xilogravura decaiu como conseqüência de sua falha em subscrever detalhes. Com o desenvolvimento da técnica de calcogravura (gravura em metal) as gravuras saiam com maior detalhamento, as imagens eram mais perfeitas, os traços mais finos.

A gravura nessa época tinha um status meramente comercial, e existia uma hierarquia na sua produção, normalmente formada pelo desenhista que passava o desenho para o gravador, que era quem tinha a técnica de gravar no metal e depois era passado para o impressor, que era quem imprimia as copias, esse tipo de hierarquia dificultava a transmissão do gesto como informação gráfica. No começo do século XVII os gravadores franceses eram quem detinham a melhor técnica de gravação, eles eram especialistas em gravar cabelos, barbas, detalhes que impediam quem tinha pouca técnica em efetuar a gravação. Eles conseguiram inventar uma técnica de reprodução que ficava mais fiel ao original.

No século XVIII, a racionalidade pictórica era totalmente voltada para razões comerciais, pois as gravuras eram manufaturas e isso influenciava tanto o público como o artista. Era difícil o artista conseguir transmitir o que desejava, a hierarquia decorrente da produção “industrial” que a gravura estava sujeita deturpava a imagem final. No final do século XVII, a técnica de gravura evoluiu fortemente. As linhas estavam mais finas na gravação em madeira, foi aperfeiçoada a máquina de fazer papel, a prensa foi criada, com isso o número de impressões por hora aumento significantemente. Com a criação da técnica de litografia, artistas, como Goya e Delacroix propagaram seus desenhos pelo mundo em forma de edições. A partir de 1830 a gravura adquiriu uma qualidade técnica que permitiu os detalhes serem iguais ao original. A fidelidade das copias atingiram uma evolução antes não vista. Em meados de 1860 foi inventado a fotografia. 

FINE-ART / GICLÉE

Fine-art ou Giclée são palavras que nomeiam o mesmo sistema, um processo de microjato de tinta, a uma determinada pressão, A produção é realizada em impressora específica dessa técnica que jateia aproximadamente 4 milhões de microscópicos pingos de tinta por segundo, em papel artístico ou tela Canvas. Podem ser usadas até 16 milhões de cores numa só arte.

Essa é uma tecnologia recente, do século XXI inventada pelos Alemães mas com um nome francês, Giclée.

Esta tecnologia é considerada o que há de mais sofisticado em termos de impressão nas artes gráficas.

No mercado existem e impressoras que imprimem na técnica de Giclée. A Epson, HP e Canon, segundo órgãos independente de pesquisa a HP é a impressora que têm melhor qualidade de tinta, sua tinta em um bom papel pode durar mais de 200 anos.

A tinta pigmenta mineral dessa técnica tem um alto grau de pureza e tamanho de partícula menor que 0,2 microns. A gota da tinta tem uniformidade com variação 0 de tonalidade. A cor do centro da gota é exatamente igual a extreminadade sem a mínima variação. Essa característica ajuda a dar uniformidade as cores e melhora a impressão de pequenos detalhes. A tinta pigmentada da HP em um bom papel tem durabilidade superior a 200 anos segundo um importante instituto de pesquisa independente. Wilhelm Imaging Research (WIR) http://wilhelm-research.com/

Atêlie de Giclée

ATÊLIE DE GICLÉE

 
 

Galeria de Gravura

Orçamento Fine Art e Serigrafia

Serigrafia - Orçamento

Impressão fine-art

 

TEXTOS SOBRE GICLÉE

> O que é gravura?

> O que é giclée / fine-art?

> Tipos de gravura (xilo a giclée / fine-art).

> Sigla do giclée.

> Ateliê de gravuras e giclée / fine-art.

> História da gravura e giclée / fine-art.

> História dos papéis

> O giclée no Brasil.

> Diferenças entre gravuras e giclée / fine-art.

> Características do Giclée / fine-art.

Materias para Giclée

> Papel Hahnemüehle para giclée fine - art

> Papel Fabriano para giclée / fine - art

> Papel Canson para giclée / fine - art

> Tintas pigmentas Vivera para giclée / fine - art

> Impressora de giclée / fine-art

 

TRABALHAMOS COM FOCO NA QUALIDADE E PONTUALIDADE.

 
© 1999-2017 Galeria de Gravura. Todos os direitos reservados.